etiqueta no surf - angels surf school
Etiqueta no surf
Junho 5, 2018
Mostrar tudo

Como escolher uma prancha de surf?

Para uma sessão de surf bem sucedida e gratificante, umas boas ondas e uma boa prancha são imprescindíveis. Embora escolher uma prancha possa parecer simples, na verdade existem alguns aspetos a ter em conta.

 

Nível de experiência e estilo de surf

Um surfista menos experiente não pode estar à espera de ter o mesmo nível de desempenho com uma determinada prancha que um surfista profissional. Além disso, existem tantos tipos de prancha, desde shortboards de performance, retros e alternativas, às middle lengths e longboards, que o melhor conselho que podemos dar é procurar experimentar diferentes pranchas, de modo a encontrar aquela que melhor se adapta às suas capacidades e características. O tempo e a prática permitirão evoluir naturalmente para outro tipo de pranchas.

 

Tipo de onda

Não se pode esperar que uma prancha pensada para ondas tubulares e rápidas tenha o mesmo desempenho em ondas moles e lentas ou vice-versa.

Enquanto um surfista profissional pode dar-se ao luxo de ter um quiver considerável de pranchas para todas as ocasiões, um surfista comum poderá optar por ter uma prancha especializada no tipo de ondas que normalmente surfa, ter uma prancha all around que se adeque razoavelmente a diferentes tipos de onda ou ter duas pranchas, uma para ondas potentes e rápidas de inverno e outra, por exemplo uma fish, para ondas mais pequenas e calmas de verão.

Procure travar conhecimento com um bom e confiável shaper ou lojista locais, que o possam aconselhar adequadamente.

 

Volume da prancha

Qualquer especialista lhe dirá que as dimensões da prancha estão dependentes do seu peso e altura, bem como da sua condição física e idade. Um conceito atualmente muito utilizado é o volume da prancha, do qual dependerá a flutuabilidade da prancha e consequente facilidade de remada e velocidade.

Uma vez mais, não vá simplesmente atrás do que os seus surfistas profissionais preferidos utilizam. Existem tabelas que poderão servir de referência para o volume adequado a si e, com base nesse valor, terá a possibilidade de experimentar pranchas de diferentes dimensões e outlines.

escolher prancha de surf - angels surf school

 

Lembre-se, não existe a prancha perfeita, mas isso não o deve impedir de se informar, aventurar e divertir.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *