cuidados com o sol - angels surf school
Cuidados a ter com o sol e com o calor
Maio 4, 2018
kikas morais - angels surf school
Um Português no WCT
Junho 5, 2018
Mostrar tudo

Segurança em primeiro lugar

segurança no surf - angels surf school

O Surf é, sem dúvida, um desporto muito exigente e é praticado num ambiente em constante mudança e às vezes imprevisível. No entanto, com o conhecimento adequado e experiência, o Surf pode ser um desporto seguro. A avaliação adequada das condições do mar é a mais fundamental das regras de segurança para quem surfa.

Os melhores dias de surf costumam ser agradáveis e ensolarados (vê aqui as nossas dicas sobre como te protegeres nos dias de sol e calor) , mas o tempo pode ficar mau de um momento para o outro. Portugal não é um lugar onde as tempestades surgem sem aviso, mas às vezes acontece, especialmente durante o outono e inverno. Se começares a ouvir trovões, é aconselhável saíres da água. Está sempre informado sobre a previsão do tempo.

 

Se não te sentires confortável, não entres na água!

O tamanho das ondas é sempre um fator a ter em conta. Conhece os teus limites. Vê até onde podes ir. Espera até veres algum surfista apanhar uma onda para avaliares corretamente o tamanho dela. Se não te sentires confortável, não entres na água!

Mantém uma boa forma física. Verifica o estado do teu equipamento. Conhece os teus limites e capacidades. Escolhe sempre as condições certas para as tuas capacidades. Não arrisques se não te sentires seguro.

Partir à aventura é sempre uma experiência gratificante, mas quando chegamos a uma praia desconhecida há alguns pontos a observar. A variação das marés e ventos, juntamente com o tipo de fundo, pode criar correntes fortes e inesperadas para fora ou paralelas à praia, alterar as características das ondas e criar dificuldades e riscos inesperados.

Portugal tem muitas praias com ótimas condições para diferentes níveis de surf. Procura informações sobre as praias que queres visitar. Não faças surf sozinho. Se possível, está sempre acompanhado por alguém que conheça a zona – um amigo local ou um guia de surf (um bom guia de surf…? Nós aconselhamos o Marcos Anastácio 😉 ).

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *